“Inde­pendên­cia? Ree­screven­do a História e Redesen­han­do o Futuro”
Neste oita­vo pro­grama da Série da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, Cadeira San Tia­go Dan­tas: “Inde­pendên­cia? Ree­screven­do a História e Redesen­han­do o Futuro,” Alfre­do Attié con­ver­sa com o Paulo Bet­ti sobre “Brasil 2022: Arte e Cul­tura.”
Paulo Bet­ti é Ator, Dire­tor e Pro­du­tor. For­ma­do pela Esco­la de Arte Dramáti­ca da Uni­ver­si­dade de São Paulo — EAD USP, foi Pro­fes­sor da Uni­ver­si­dade Estad­ual de Camp­inas — UNICAMP. Já rep­re­sen­tou impor­tantes papéis em trin­ta nov­e­las, trin­ta e cin­co filmes e vinte e cin­co peças teatrais. Ator con­sagra­do, dirigiu várias das peças em que atu­ou. Entre seus per­son­agens mar­cantes estão o de Car­los Lamar­ca, em filme dirigi­do por Sér­gio Rezende, basea­do em livro de Emil­iano José e Miran­da Oldack, além do Barão de Mauá, Irineu Evan­ge­lista de Sousa, no Filme, tam­bém de Sér­gio Rezende, Mauá — O Imper­ador e o Rei. Dra­matur­go e cineas­ta, escreveu o roteiro de Cafundó, e dirigiu esse filme pre­mi­a­do no fes­ti­val de Gra­ma­do. Enga­jou-se na políti­ca, defend­en­do causas e can­di­dat­uras impor­tantes no pro­tag­o­nis­mo da con­strução e con­sol­i­dação  de uma sociedade mais jus­ta, igual­itária, livre e solidária.
Con­ce­bidos por Attié, os pro­gra­mas refletem a respeito do Bicen­tenário do Brasil, tratan­do de diver­sos temas, entre a história, a filosofia, o dire­ito, a políti­ca, a econo­mia, as artes, as cul­turas e as ciên­cias, inda­gan­do o que fize­mos até aqui e o que podemos faz­er, nós, brasileiros e brasileiras. Alfre­do Attié ini­ciou esse proces­so de reflexão sobre a história brasileira, em seus aspec­tos políti­cos, jurídi­cos e con­sti­tu­cionais, des­de o iní­cio de sua for­mação acadêmi­ca, ten­do pro­pos­to a tare­fa de repen­sar os fun­da­men­tos da con­strução do que chamamos de Brasil, para os 200 anos da assim con­sid­er­a­da inde­pendên­cia políti­ca, logo ao tomar posse da Presidên­cia da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, em 2017. Polí­ma­ta por vocação, Attié é jurista, filó­so­fo, pesquisador, pro­fes­sor  e escritor, doutor em filosofia da Uni­ver­si­dade de São Paulo, onde estu­dou dire­ito e história, além de ter estu­da­do, pesquisa­do e leciona­do em vários país­es estrangeiros, entre os quais, Por­tu­gal, Esta­dos Unidos, Inglater­ra, Ale­man­ha, Itália, Áus­tria, França, Itália, Tailân­dia, Indonésia e Argenti­na, além de pub­li­ca­do arti­gos e pro­feri­do con­fer­ên­cias. É Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas, na qual sucede a Gof­fre­do da Sil­va Telles Jr. Autor dos livros Brasil em Tem­po Acel­er­a­do: Políti­ca e Dire­ito (São Paulo: Tirant Brasil, 2021), e Towards Inter­na­tion­al Law of Democ­ra­cy (Valen­cia: Tirant Lo Blanch, 2021). Escreveu, ain­da, A Recon­strução do Dire­ito: Existên­cia. Liber­dade, Diver­si­dade (Por­to Ale­gre: Fab­ris), livro de 2003, estu­do, elab­o­ra­do nos anos 1980, pio­neiro sobre o tema da alteri­dade e de críti­ca à antropolo­gia do dire­ito e à per­manên­cia do colo­nial­is­mo, avançan­do na abor­dagem de temas hoje tão caros aos pen­sa­men­to de(s)colonial; e Mon­tesquieu (Lis­boa: Chi­a­do), estu­do, tam­bém pio­neiro, sobre a vin­cu­lação de esti­lo e pro­je­to políti­co, no sécu­lo das Rev­oluções e do nasci­men­to do con­sti­tu­cional­is­mo, livro lança­do em 2018.
A série é trans­mi­ti­da ao vivo pelo Face­book (acesse a pági­na).
Este episó­dio pode ser acom­pan­hado a par­tir das 20 horas do dia 25 de out­ubro, 2a feira.
Acom­pan­he a Pro­gra­mação e assista a todos os pro­gra­mas no YouTube, Brasil 200 Anos.
Cur­ta, par­ticipe, assine o canal e fique por den­tro das novi­dades.