O Pro­fes­sor Tit­u­lar da Uni­ver­si­dade de São Paulo e da Pon­tif­í­cia Uni­ver­si­dade Católi­ca de São Paulo, Acadêmi­co Tit­u­lar da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito Tér­cio Sam­paio Fer­raz Jr recebe, nes­ta quin­ta-feira, dois de dezem­bro de 2021, o títu­lo de Pro­fes­sor Eméri­to da Fac­ul­dade de Dire­ito do Largo São Fran­cis­co, da USP.

Em mere­ci­da hom­e­nagem, que con­sagra o tra­bal­ho docente e de pesquisa de Ter­cio Fer­raz Jr, a USP, mais uma vez, recon­hece a  sua impor­tante con­tribuição para o desen­volvi­men­to da ciên­cia e da filosofia do dire­ito no Brasil e na sociedade inter­na­cional. O Pro­fes­sor Ter­cio, como sem­pre referi­ram seus alunos, tam­bém havia rece­bido o títu­lo de Pro­fes­sor Eméri­to da Fac­ul­dade de Dire­ito de Ribeirão Pre­to, da USP.

Tér­cio Fer­raz estu­dou dire­ito e filosofia na USP, uni­ver­si­dade em que obteve seu títu­lo de Doutor, em tese ori­en­ta­da por Miguel Reale, e de Livre-Docente. Doutorou-se tam­bém na Uni­ver­si­dade Johannes Gut­tem­berg, de Mainz.

Autor de exten­sa e con­sagra­da obra jurídi­ca, entre mono­grafias, man­u­ais, ensaios e pare­ceres, for­mou várias ger­ações de juris­tas, ain­da ten­do se ded­i­ca­do à advo­ca­cia con­sul­ti­va.

Entre tais tra­bal­hos, desta­cam-se: Intro­dução ao Estu­do do Dire­ito. . São Paulo: Atlas;  Teo­ria da Nor­ma Jurídi­ca. São Paulo: Edi­to­ra Atlas;  Dire­ito Reg­u­latório e Con­cor­ren­cial no Poder Judi­ciário. São Paulo: Edi­to­ra Sin­gu­lar; A Ciên­cia do Dire­ito. São Paulo: Edi­to­ra Atlas; Dire­ito, Retóri­ca e Comu­ni­cação.  São Paulo: Edi­to­ra Atlas; Intro­duc­ción al estu­dio del Dere­cho.Madrid: Mar­cial Pons Edi­ciones Jurídi­cas y Sociales.;  Poder Econômi­co. São Paulo: Edi­to­ra Manole; Dire­ito Con­sti­tu­cional.Barueri: Edi­to­ra Manole;  “A com­petên­cia e reg­u­latória da ANATEL, o regime do must car­ry e as inter­pre­tações do reg­u­la­men­to do SeAC” in Revista de Dire­ito das Comu­ni­cações, v. 8, p. 105–139, 2014; “Dire­ito da con­cor­rên­cia e enforce­ment pri­va­do na leg­is­lação brasileira” in Revista de Defe­sa da Con­cor­rên­cia, v. 02, p. 11–31, 2013; “Sus­peição e Imped­i­men­to em Arbi­tragem” in Revista de Arbi­tragem e Medi­ação, v. 28, p. 65–82, 2011: “On sense and sen­si­bil­i­ty in legal inter­pre­ta­tion” in Recht­s­the­o­rie, v. 42, p. 139–144, 2011.

Ness­es e em out­ros tra­bal­hos, o Pro­fes­sor Tér­cio procurou não ape­nas tratar, de modo cuida­doso e apro­fun­da­do, dos temas, mas, sobre­tu­do, traz­er con­tribuições cria­ti­vas e orig­i­nais, levan­do avante o desafio de tornar a teo­ria e a práti­ca do dire­ito com­patíveis com o desen­volvi­men­to de nos­so tem­po, respon­den­do a questões fun­da­men­tais, de ordem cien­tí­fi­ca e exis­ten­cial.

A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, em que se encon­tram muitos de seus ex-alunos, sem­pre ciosos de acom­pan­har o tra­bal­ho e de seguir os pas­sos de seu mestre, cumpri­men­ta seu ilus­tre mem­bro, exem­p­lo da dig­nidade do dire­ito e de seu caráter civ­i­liza­cional, na defe­sa da democ­ra­cia, da justiça e dos dire­itos humanos..