Celso Fernandes Campilongo, Acadêmico Titular da Academia Paulista de Direito, foi eleito pela Congregação Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Celso Campilongo, que é Titular de Filosofia e Teoria Geral do Direito, destaca-se por suas aulas, livros, artigos e pesquisas nos temas de Teoria da Democracia e da Constituição, Teoria dos Sistemas, Direito da Concorrência, Teoria do Estado, Filosofia, Sociologia e Teoria Geral do Direito.
Tendo-se graduado em direito, obteve os títuos de Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, , sendo, hoje Professor Titular das Arcadas, assim como Professor Associado da PUC/SP ‚e membro do Colégio de Docentes do Doutorado em Direito da Università del Salento, na Itália. Foi vice-Diretor da mesma FD.USP„ sendo coordenador do Núcleo de Teoria e Filosofia do Direito do Programa de Pós-Graduação da PUC/SP, membro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, tendo sido Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica e Secretário-Executivo do Ministério da Justiça.
Ana Elisa Liberatore Bechara, Professora Titular de Direito Penal, da mesma SanFran, foi eleita Vice-Diretora. Ana Elisa Bechara ocupa a vice-chefia do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia e a vice-presidência da Comissão de Pós-Graduação da FD.USP. graduada, doutora e livre-docente pela mesma instituição, foii pesquisadora convidada do Max Planck Institut für ausländisches und internationales Strafrecht; da Rheinische Friedrich Wilheims Universität, de Bonn, na Alemanha, e da Universidad de Salamanca, na Espanha. Investigadora e docente da International Academic Network for the Abolition of Capital Punishment, na Espanha, membro da Red de Investigación Respuestas a la corrupción asociada al crimen organizado, da Colômbia,e do grupo de pesquisa internacional Crime e Castigo, da Universidade de Lisboa. Foi membro do Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária e do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, do Governo do Estado de São Paulo.
O mandato terá início em fevereiro de 2022, encontrando o desafio de levar avante o processo civilizacional do direito, em nosso País, iniciado em 1827, com a criação dos Cursos de Ciências Jurídicas e Sociais no mesmo Largo São Francisco e em Olinda, em momento difícil de convivência do direito e da justiça com a crise instaurada pelas ameaças de um regime anticonstitucional.
A Academia Paulista de Direito e seus Acadêmicos e Acadêmicas, pesquisadores e pesquisadoras celebram a eleição de seu Confrade Celso Campilongo e da Professora Elisa Bechara, com a certeza de que sua gestão será marcante, tendo em vista as conquistas, o conhecimento, a experiência e as metas delineadas pelos queridos e ilustres Professores.