Rosane Borges lançou, em São Paulo, na sexta-feira, dia 17 de dezembro, pela editora Aquilombô, de Belo Horizonte„seu novo livro, Fragmentos do Tempo Presente, na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista.
Rosane, que é jornalista, doutora em Ciências da Comunicação e colaboradora do Colabor, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, além de articulista de importantes periódicos brasileiros, vem publicando relevantes contribuições para a compreensão e a ação contemporâneas.
Fragmentos tem apresentação de Silvio Luiz de Almeida, Muniz Sodré, Fabiana Cozza e Flavia Lima, que tecem elogios ao trabalho da autora.
Rosane Borges faz uma compilação de artigos e textos breves que publicou no Blog da Editora Boitempo, na Revista Carta Capital, no site de Jornalistas Livres, na Revista Cult, entre outros, tecendo uma trama grave no tom de denúncia das emergências da sociedade exclusiva e permeada de violência em que vivemos, mas, ao mesmo tempo, leve, no estilo e no encadeamento de sensíveis observações do cotidiano, que se divide entre a praça real e a virtual, evocando autoras e autores essenciais para o olhar que supera as agruras, salta os obstáculos e alcança enxergar os caminhos e descaminhos que transportam a um esperado e desejado mundo não mais mudo, mas mudado, na radicalidade das novas vozes que ocupam cada vez mais a ágora da existência.
A Academia Paulista de Direito presta homenagem à autora, e esteve presente no concorrido e agradável lançamento, no espaço paulistano, entre autógrafos e bons encontros de amizade.
O livro teve lançamento na Bienal do Rio e ainda será apresentado em São Luís.