O jor­nal­ista Juca Kfouri entre­vista, na quin­ta-feira, dia 27 de agos­to de 2020, a par­tir das quinze para as dez horas da noite, Dom Leonar­do Ulrich Stein­er, Arce­bis­po Met­ro­pol­i­tano de Man­aus, em seu pro­gra­ma Entre Vis­tas, na TVT, rede de comu­ni­cação pre­si­di­da pelo Jor­nal­ista e Min­istro de Dire­itos Humanos Paulo Van­nuchi.

Son­hos para a Amazô­nia“é o tema da entre­vista. Extrema­mente atu­al, dis­cu­tirá as duas questões mais del­i­cadas do pre­sente momen­to políti­co e jurídi­co brasileiro: meio ambi­ente e preser­vação da Amazô­nia; e cul­tura, com a dis­cussão dos graves prob­le­mas pelos quais estão pas­san­do os povos indí­ge­nas.

Dom Leonar­do tem for­mação sól­i­da não ape­nas na teolo­gia e na ped­a­gogia — área na qual seus estu­dos e sua exper­iên­cia he per­mi­ti­ram o exer­cí­cio de car­gos e funções extrema­mente impor­tantes, na edu­cação de lei­gos e reli­giosos„ mas sobre­tu­do na filosofia, ten­do, nes­sa dis­ci­plina, obti­do seus títu­los de Mestre e Doutor pelo Pon­tif­í­cio Ateneu Anto­ni­ano de Roma.

Em sua jor­na­da reli­giosa, além de ter sido eleito para o car­go de Secretário-Ger­al da Con­fer­ên­cia Nacional dos Bis­pos do Brasil — CNBB, função que exerceu de 2011 a 2019, tam­bém tra­bal­hou, na qual­i­dade de segun­do Bis­po da Prelazia de São Félix do Aragua­ia, de 2005 a 2011, com Pedro Casaldáli­ga, fale­ci­do recen­te­mente. Dom Leonar­do é pri­mo de Paulo Evaris­to Arns.

É um pro­gra­ma recomen­da­do a todas as pes­soas que se inter­es­sam em con­hecer e par­tic­i­par de modo qual­i­fi­ca­do das dis­cussões sobre tais temas, que dizem respeito ao des­ti­no de nos­so País e sua inserção na ordem inter­na­cional.

A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito tem par­tic­i­pa­do desse debate, não ape­nas por meio do tra­bal­ho de seus ACADEMIA PESQUISA, mas pela Comis­são, cri­a­da por seu Pres­i­dente, volta­da a anal­is­ar a respon­s­abil­i­dade inter­na­cional do Brasil e de seu Gov­er­no em relação às questões ambi­en­tal e cul­tur­al  lig­adas à Amazô­nia e aos povos indí­ge­nas ou orig­inários.

Acom­pan­he o pro­gra­ma, por meio do aces­so a este link.