O Desem­bar­gador do Tra­bal­ho Flo­ri­ano Cor­rêa Vaz da Sil­va fale­ceu em dezoito de dezem­bro de 2021.

Flo­ri­ano Vaz da Sil­va foi Acadêmi­co Tit­u­lar da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito (vis­ite a pági­na dos anti­gos acadêmi­cos e hon­orários). Defen­sor dos dire­itos humanos e da democ­ra­cia, foi ain­da mem­bro da Acad­e­mia Brasileira de Dire­ito do Tra­bal­ho e do Insti­tu­to de Dire­ito Social, fun­da­dos pelo saudoso Pro­fes­sor Cesari­no Jr, no bojo de suas ini­cia­ti­vas para a con­strução do dire­ito do tra­bal­ho, no Brasil.

Foi pres­i­dente do Tri­bunal Region­al do Tra­bal­ho da 2ª Região e um dos fun­dadores da Asso­ci­ação Nacional dos Mag­istra­dos e Mag­istradas do Tra­bal­ho, assim como da Asso­ci­ação Juízes para a Democ­ra­cia, ao lado, entre out­ros, dos Desem­bar­gadores Urbano Ruiz, Anto­nio Car­los Villen e Dirceu Cin­tra.

Lecio­nou nos Depar­ta­men­tos de Dire­ito Públi­co e de Dire­ito Social da Fac­ul­dade de Dire­ito da Uni­ver­si­dade de São Paulo, ten­do pub­li­ca­do impor­tantes arti­gos.

A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito hom­e­nageia seu anti­go mem­bro, pela importân­cia de seu tra­bal­ho no esforço de con­sti­tu­ição do dire­ito brasileiro e de seu proces­so civ­i­liza­cional.

No vídeo prepara­do pelo pro­je­to de história oral do TRT-2a Região, pode-se assi­s­tir a seu depoi­men­to, que retra­ta não ape­nas seu pro­tag­o­nis­mo e importân­cia na história recente do dire­ito brasileiro, mas tam­bém o con­tex­to em que se desen­volveu sua vocação jurídi­ca e humanís­ti­ca.