Em Sessão Plenária do Conselho Consultivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários do Brasil – CNTU Brasil, em seu V Encontro Nacional em 6 de dezembro de 2019, ocorreu a posse de novos membros do Conselho Consultivo da CNTU Brasil.

Alfredo Attié, Presidente da Academia Paulista de Direito, toma posse no Conselho Consultivo da CNTU Brasil.

Antes, o  Professor Luiz Carlos Bresser Pereira foi homenageado, em cerimônia que discorreu sobre desenvolvimento e democracia. Bresser Pereira referiu a importante influência de Celso Furtado.

Attié falou sobre a importância do Sul Global, e das contribuições pioneiras das Américas e da América Latina, em espacial, para a constituição do Direito Internacional e do pensamento internacional sobre Paz e defesa do Meio Ambiente. Referiu a necessidade de defesa intransigente da democracia.

O “Conselho dos Mil”, como é conhecido o Conselho Consultivo da CNTU, serve de importante meio de audição e debate da sociedade civil, representando importante iniciativa para a ampliação de seus modos de consulta e atuação.

Manifestações dos Conselheiros e Conselheiras, também presentes no vídeo, evidenciam a relevância da função do Conselho e a abrangência de suas experiências, propostas e visões de mundo.

No video,  ainda, a breve oração de agradecimento de Alfredo Attié está entre  1:07:00 (uma hora e sete minutos) e 1:15:15 (uma hora, quinze minutos e quinze segundos) da gravação.Assista aqui.

Antes da cerimônia, ocorreu o Seminário Soberania e Emprego, com a importante participação do Geógrafo e Professor da USP André Martin e do Sociólogo e Professor da PUCSP Clemente Ganz. Veja aqui.

Sociologia, economia, geopolítica foram apresentadas e pensadas de modo a permitir a reflexão e a ação críticas nos processos da sociedade contemporânea.