Em segun­do encon­tro, dessa vez a con­vite do Insti­tu­to Novos Par­a­dig­mas, Alfre­do Attié e Tar­so Gen­ro con­ver­saram sobre os Val­ores Con­sti­tu­cionais e o Papel da Justiça e do Dire­ito, no Brasil.

Aten­den­do ao chama­do do Min­istro Tar­so Gen­ro, que foi Tit­u­lar das Pas­tas da Justiça e da Edu­cação, além de Gov­er­nador do Rio Grande do Sul e Prefeito, por duas vezes, de Por­to Ale­gre, Attié , Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, respon­deu a per­gun­tas extrema­mente bem for­mu­ladas, no sen­ti­do da con­strução do pen­sa­men­to jurídi­co brasileiro e para a reflexão sobre sua ordem políti­ca.

Attié falou sobre os prob­le­mas rel­a­tivos à resistên­cia do Poder Judi­ciário, e do STF, especi­fi­ca­mente, em dar con­cretiza­ção à ordem jurídi­ca da democ­ra­cia e dos dire­itos humanos instau­ra­da pela Con­sti­tu­ição de 1988. Criti­cou o uso da teo­ria aléxyana e da dout­ri­na do Tri­bunal Fed­er­al Con­sti­tu­cional Alemão (Bun­desver­fas­sungs­gericht Deutsch­land) do princí­pio da pro­por­cional­i­dade (Ver­hält­nis­mäs­sigkeit­sprinzip), sobre­tu­do pelo modo como o STF aban­dona o cumpri­men­to de regras e val­ores con­sti­tu­cionais, em nome de artifí­cios doutrinários dog­mati­ca­mente inaplicáveis no sis­tema brasileiro.

Tar­so e Attié ain­da comen­taram out­ros dile­mas do dire­ito e da políti­ca brasileiros e inter­na­cionais.

Foi mais um diál­o­go mar­cante, não ape­nas na parce­ria entre a Acad­e­mia e o Insti­tu­to, mas sobre­tu­do para a ampli­ação do diál­o­go necessário e na con­strução de pontes para que a democ­ra­cia retome seu rumo, por meio da atenção ao povo e a seu poder efe­ti­vo.

Assista, aqui, ou acom­pan­he no Face­book, por este link.