As jor­nal­is­tas Mara Luquet e Myr­i­am Clark, no pro­gra­ma Almoço do MyNews, realizaram  análise dos vários aspec­tos rel­a­tivos às con­se­quên­cias da decisão de afas­ta­men­to do Gov­er­nador do Esta­do do Rio de Janeiro, toma­da pelo Supe­ri­or Tri­bunal de Justiça, na sex­ta-feira, dia 28 de agos­to de 2020.

A pedi­do do Min­istério Públi­co, o Min­istro-Rela­tor do proces­so deferiu caute­lar para, entre out­ras medi­das, afas­tar tem­po­rari­a­mente o Gov­er­nador.

Após anális­es políti­cas real­izadas pelas jor­nal­is­tas, pelo Dep­uta­do Alessan­dro Molon e pelo comen­tarista políti­co Cleo­mar de Souza, o Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, Alfre­do Attié, foi entre­vis­ta­do, para esclare­cer os aspec­tos jurídi­cos do caso.

Attié falou da Con­sti­tu­ição e das nor­mas proces­suais, obser­van­do o sig­nifi­ca­do da decisão e seu enquadra­men­to legal.

Ao final, salien­tan­do a questão da sep­a­ração de poderes, bem como a história políti­ca, o Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas comen­tou os prob­le­mas ger­a­dos pelas dis­putas e con­fli­tos entre mem­bros dos poderes e das funções jurídi­cas, sub­lin­han­do a neces­si­dade de o Judi­ciário realizar sua tare­fa de fis­cal­iza­ção jurídi­ca com isenção e dis­tan­ci­a­men­to e de o Leg­isla­ti­vo e o Exec­u­ti­vo respeitarem os con­tornos dessa função.

Assista ao exce­lente pro­gra­ma, con­duzi­do com agili­dade, com­petên­cia críti­ca e isenção elogiáveis pelas jor­nal­is­tas, aqui.