A partir de 25 de fevereiro de 2021, Alfredo Attié, Doutor em Filosofia da Universidade de São Paulo, vem oferecendo, pela Academia Paulista de Direito e pela Editora Tirant Lo Blanch, um conjunto de aulas de filosofia do direito e da política, em que vai abordar autores e autoras extremamente importantes para entender e agir na vida contemporânea.
Divididas em sete cursos ou módulos, as aulas visam a expor algumas das principais ideias desses autores e autoras, mostrando como dialogam com o direito e a política. Boa parte deles, explica Attié, sequer é abordada pelos juristas e pensadores do direito., talvez por desconhecimento, mas, mais provavelmente, porque os cursos e os livros jurídicos e de filosofia têm-se mantido presos a abordagens tradicionais e dogmáticas, virando as costas para o que ocorre no mundo e para quem, de fato, está refletindo sobre os eventos que o transformam radicalmente. Outros autores, mais tradicionais, também serão estudados, nos cursos, muito embora venham a ser apresentados a partiur de pontos de vista desconhecidos ou esquecidos na constituição do direito e da política contemporânea.
A intenção do curso é, também, já que a abordagem será de modos originais de enxergar a realidade e de contribuir para a sua desconstrução e reconstrução teóricas e pragmáticas, fazer tudo isso por meio de um método mais natural, intuitivo, provocativo e inventivo.
Nos “Sete Cursos para Revolucionar o Direito e a Política” Attié, que é professor, pesquisador e magistrado, vai discorrer, em 49 lições sobre os caminhos e descaminhos da filosofia política e do direito. Os cursos, independentes, mas conectados, vão abordar aspectos relevantes do pensamento e da obra desses autores e autoras, visando a estabelecer um diálogo com seus modos de ver o mundo, observar o que remanesce de importante de suas contribuições e o que não mais se sustenta, diante das transformações do tempo e do espaço. Interpretar esse pensamento a partir de um ponto de vista diferente, desconstrutivo e descolonizador, ao mesmo tempo, sem descuidar de uma análise rigorosa. Provocar a reflexão e a participação de alunos e alunas do curso, para a formulação de teses diferentes, transformando-os/as de espectadores em atores.
No final dos cursos, todos e todas serão capazes de observar e entender os eventos de um modo mais atuante, porque estarão dotados de um conhecimento integrado por uma compreensão e uma expressão ativas.
Veja, aqui, os autores e autoras que serão estudados no curso.
As inscrições devem ser feitas pelo site da Editora Tirant, por meio deste link.