No dia primeiro de outubro de 2019, o Presidente da Academia Paulista de Direito, Alfredo Attié esteve na “Universidade Manesco”, grupo de estudos de Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Sociedade de Advogados, coordenado pelo Acadêmico Titular da Academia Paulista de Direito, Livre-Docente da Faculdade de Direito da USP, Professor Marcos Augusto Perez.
Para um grupo de jovens atentos, interessados e bem preparados, composto por advogadas, advogados e estudantes de direito de São Paulo e do Rio de Janeiro, Attié discorreu sobre seu percurso acadêmico, salientando a construção de dois de seus livros: A Reconstrução do Direito (Porto Alegre: Sergio Fabris, 2005), originalmente a tese Sobre a Alteridade: Para uma Crítica da Antropologia do Direito, em que trabalhou com as categorias da alteridade-identidade, igualdade-diferença, mesmo-outro, empregando as contribuições da história, da teoria psicanalítica, da filosofia da existência, da antropologia/etnologia, para construir uma crítica do direito e dos direitos e propor novos caminhos para a ciência e a pratica do direito; e Montesquieu (Lisboa: Chiado Books, 2018), em que, por meio da análise da construção do estilo nos séculos XVII e XVIIII, estabeleceu sua relação com os projetos políticos que acabaram por desencadear o pensamento revolucionário e a constituição do direito e do Estado modernos.
Ao criticar as leituras e interpretações até hoje vigentes de autores clássicos, sobretudo de Montesquieu, Attié propôs soluções para os problemas enfrentados pela sociedade contemporânea, sobretudo brasileira.
A seguir, discorreu sobre a teria dos regimes políticos, sobre a categoria do poder e fez a crítica da concepção dos poderes, propondo, também, novas vias de prática e de reflexão.
Os debates enriqueceram a exposição, sobretudo com a busca de elucidação e discussão de conceitos e distinções que foram propostos no curso do evento.
Iniciativas como essa de Marcos Augusto Perez apontam caminhos importantes de diálogo entre a teoria e a prática, entre o relevante trabalho de construção do direito e dos direitos, no contexto da política e da sociedade. elaborado nas oficinas da advocacia e nas academias.
O encontro dos Acadêmicos, de profissionais, de estudantes, de juristas, enfim, voltado à constituição dessa diálogo, além de prazenteiro, provoca ecos de renovação na vida dos direitos e da sociedade.