
Na abertura do IV Congresso Internacional da Academia Paulista de Direito, o estadista e jurista Tarso Genro proferiu Aula Magna sobre o tema do evento, Soberania e Cidadania, tendo recebido, a seguir, o Diploma de Acadêmico Emérito.
O Título é destinado a “homenagear aqueles/as que, tendo logrado desenvolver com excelência suas atividades, prestaram serviços de relevo à sociedade brasileira e internacional, em sua trajetória docente ou profissional, específica e exclusivamente pela importância de seu trabalho na construção entrelaçada dos Direitos Humanos, da Paz, da Democracia e da Justiça Social,” tendo sido instituído pelo Acadêmico Titular da Cadeira San Tiago Dantas, o jurista Alfredo Attié, Presidente da APD.
Além do ex-Ministro e Governador, na história da APD, somente José Gregori, Fabio Comparato, Renato Janine Ribeiro, o Papa Francisco, Dalmo Dallari e Antônio Carlos Malheiros receberam a homenagem.
Compuseram a Sessão de Abertura do Congresso e proferiram breves palavras Alfredo Attié, da APD, Ivo Herzog, do Instituto Herzog, Celso Campilongo, da FD.USP e da APD, Luiz Salles Vieira, Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antoninho Marmo Trevisan, da TEN.
Durante o Congresso, a APD recebeu novos Acadêmicos e Acadêmicas Titulares. Tomaram posse de suas Cadeiras as Professoras Eunice Prudente, da ESCGCP/TCMSP e Luciana Cordeiro de Souza, da UNICAMP, bem como os Professores Gustavo Mônaco, Guilherme de Almeida, ambos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Jair Cardoso e Nuno Coelho, que se tornaram os primeiros membros da APD vindos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Luiz Sérgio Fernandes de Souza, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e do Tribunal de Justiça paulista, e Maurício Bunazar, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Neste ano, a exemplo dos I, II e III Congressos, além de Professores e palestritas de São Paulo, contou-se com a presença, participação e comunicações de autoridades, professores, estudantes, juristas, jornalistas, sociólogos, profissionais da saúde, pesquisadores das ciências naturais, humanas e formais, cientistas políticos, representantes do Governo Federal, de movimentos sociais e partidos políticos, sociólogos do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Brasília, do México, dos Estados Unidos, do Uruguai, da Itália, da França, de Limeira, de Campinas, de Franca, de Ribeirão Preto, presencialmente e com um público de quase mil pessoas, nos dois dias.
Dentre as entidades universitárias participantes, tivemos , além da Academia Paulista de Direito, a USP, por seus campi de São Paulo e de Ribeirão Preto, a UNICAMP, a UNESP, a UNIFESP, a FESPSP, o Instituto Herzog, a Universidad de la República de Uruguay, a Universidad Nacional Autónoma de México, a Universitá degli Studi di Foggia, a Brown University, o Washington Brazil Office, a Université Catholique de Lille, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Trevisan Escola de Negócios, o Instituto Celso Furtado da Academia Paulista de Direito, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, o IAB, o INP, a AMSUR, a Comissão Arns, a ESGCP do TCMSP , a Revista, Jornal e TV Fórum, o IPEDD, a POLIFONIA Revista Internacional da APD, o Fórum das Periferias, o Amalgamar, o CEBRAP e o Movimento Nacional de Valorização da Escola Pública.
Veja, aqui, todos os participantes do Congresso.
As Sessões do Congresso, realizadas nos dois dias em que se desenrolou, estão disponíveis para serem assistidas, nestes links 1. Dia e 2. Dia, que também apresentam o Programa do evento e permitem o acesso a todas as fotos tiradas durante as apresentações e homenagens.


















































