Na aber­tu­ra do IV Con­gres­so Inter­na­cional da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, o estadista e jurista Tar­so Gen­ro pro­feriu Aula Magna sobre o tema do even­to, Sobera­nia e Cidada­nia, ten­do rece­bido, a seguir, o Diplo­ma de Acadêmi­co Eméri­to.

O Títu­lo é des­ti­na­do a “hom­e­nagear aqueles/as que, ten­do logra­do desen­volver com excelên­cia suas ativi­dades, prestaram serviços de rele­vo à sociedade brasileira e inter­na­cional, em sua tra­jetória docente ou profis­sion­al, especí­fi­ca e exclu­si­va­mente pela importân­cia de seu tra­bal­ho na con­strução entre­laça­da dos Dire­itos Humanos, da Paz, da Democ­ra­cia e da Justiça Social,” ten­do sido insti­tuí­do pelo Acadêmi­co Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas, o jurista Alfre­do Attié, Pres­i­dente da APD.

Além do ex-Min­istro e Gov­er­nador, na história da APD, somente José Gre­gori, Fabio Com­para­to, Rena­to Janine Ribeiro, o Papa Fran­cis­co, Dal­mo Dal­lari e Antônio Car­los Mal­heiros rece­ber­am a homenagem.

Com­puser­am a Sessão de Aber­tu­ra do Con­gres­so e pro­feri­ram breves palavras Alfre­do Attié, da APD, Ivo Her­zog, do Insti­tu­to Her­zog, Cel­so Campi­lon­go, da FD.USP e da APD, Luiz Salles Vieira, Desem­bar­gador do Tri­bunal de Justiça de São Paulo, Anton­in­ho Mar­mo Tre­visan, da TEN.

Durante o Con­gres­so, a APD rece­beu novos Acadêmi­cos e Acadêmi­cas Tit­u­lares. Tomaram posse de suas Cadeiras as Pro­fes­so­ras Eunice Pru­dente, da ESCGCP/TCMSP e Luciana Cordeiro de Souza, da UNICAMP, bem como os Pro­fes­sores Gus­ta­vo Môna­co, Guil­herme de Almei­da, ambos da Fac­ul­dade de Dire­ito da Uni­ver­si­dade de São Paulo, Jair Car­doso e Nuno Coel­ho, que se tornaram os primeiros mem­bros da APD vin­dos da Fac­ul­dade de Dire­ito de Ribeirão Pre­to da Uni­ver­si­dade de São PauloLuiz Sér­gio Fer­nan­des de Souza, da Pon­tif­í­cia Uni­ver­si­dade Católi­ca de São Paulo e do Tri­bunal de Justiça paulista, e Mau­rí­cio Bunazar, da Uni­ver­si­dade Pres­bi­te­ri­ana Macken­zie.

Neste ano, a exem­p­lo dos I, II e III  Con­gres­sos, além de Pro­fes­sores e palestri­tas de São Paulo, con­tou-se com a pre­sença, par­tic­i­pação e comu­ni­cações de autori­dades, pro­fes­sores, estu­dantes, juris­tas, jor­nal­is­tas, sociól­o­gos, profis­sion­ais da saúde, pesquisadores das ciên­cias nat­u­rais, humanas e for­mais, cien­tis­tas políti­cos, rep­re­sen­tantes do Gov­er­no Fed­er­al, de movi­men­tos soci­ais e par­tidos políti­cos, sociól­o­gos do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Brasília, do Méx­i­co, dos Esta­dos Unidos, do Uruguai, da Itália, da França, de Limeira, de Camp­inas, de Fran­ca, de Ribeirão Pre­to, pres­en­cial­mente e com um públi­co de quase mil pes­soas, nos dois dias.

Den­tre as enti­dades uni­ver­sitárias par­tic­i­pantes, tive­mos , além da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, a USP, por seus campi de São Paulo e de Ribeirão Pre­to, a UNICAMP, a UNESP, a UNIFESP, a FESPSP, o Insti­tu­to Her­zog, a Uni­ver­si­dad de la Repúbli­ca de Uruguay, a Uni­ver­si­dad Nacional Autóno­ma de Méx­i­co, a Uni­ver­sitá degli Stu­di di Fog­gia, a Brown Uni­ver­sity, o Wash­ing­ton Brazil Office, a Univer­sité Catholique de Lille, a Sociedade Brasileira para o Pro­gres­so da Ciên­cia, a Tre­visan Esco­la de Negó­cios, o Insti­tu­to Cel­so Fur­ta­do da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, a Pon­tif­í­cia Uni­ver­si­dade Católi­ca de São Paulo, Uni­ver­si­dade Pres­bi­te­ri­ana Macken­zie, o IAB, o INP, a AMSUR, a Comis­são Arns, a ESGCP do TCMSP , a Revista, Jor­nal e TV  Fórum, o IPEDD,  a POLIFONIA Revista Inter­na­cional da APD, o Fórum das Per­ife­rias, o Amal­ga­mar, o CEBRAP  e o Movi­men­to Nacional de Val­oriza­ção da Esco­la Pública.

Veja, aqui, todos os par­tic­i­pantes do Congresso.

As Sessões do Con­gres­so, real­izadas nos dois dias em que se desen­rolou, estão disponíveis para serem assis­ti­das, nestes links 1. Dia e 2. Dia, que tam­bém apre­sen­tam o Pro­gra­ma do even­to e per­mitem o aces­so a todas as fotos tiradas durante as apre­sen­tações e homenagens.